Zona rural é qualquer região geográfica não-classificada como zona urbana ou zona de Expansão Urbana, não-urbanizável ou destinada à limitação do crescimento urbano
A PISBN é uma iniciativa do Instituto Maramar para a Baixada Santista. Com o objetivo de demonstrar os avanços de serviços de (1) distribuição de água, (2) tratamento de esgoto, (3) drenagem e (4) coleta de resíduos sólidos ao longo de áreas rurais, isoladas, ribeirinhas, afastadas cujos serviços públicos de saneamento ainda não são alcançados, a plataforma distribui os levantamentos em 36 indicadores possibilitando o acompanhamento da evolução dos municípios da Baixada Santista.
O gráfico ao lado registra o avanço dos registros dos indicadores em cada município.
Saiba maisOs indicadores referentes a ÁGUA fazem um diagnóstico das condições de abastecimento de água nos bairros em zona rural dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Informações como localização de caixas d’água, nascentes e poços.
Os indicadores referentes ao ESGOTO fazem um diagnóstico do descarte e tratamento de esgoto nos bairros em zona rural dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Informações como localização de sistemas alternativos de esgoto e descarte em rio ou mar.
Os indicadores referentes a DRENAGEM fazem um diagnóstico do sistema de drenagem nos bairros em zona rural dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Informações como localização de locais onde ocorrem alagamentos e sistemas naturais de drenagem.
Os indicadores referentes aos RESÍDUOS SÓLIDOS fazem um diagnóstico do descarte de resíduos nos bairros em zona rural dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Informações como localização de caçambas de lixo e locais onde ocorrem as coletas realizadas pela prefeitura.
Várias bairros isolados de Cubatão merecem ter serviços autogestionados de saneamento rural.
engenheira ambiental e colaborou com trabalhos de campo em Cubatão, sua terra natal.