Qualidade do Saneamento nas áreas isoladas da Baixada Santista

Com base nos dados coletados pelo Instituto por meio de visitas aos bairros e comunicação com os moradores, elaborou-se um ranking de nível de saneamento básico.
Foram analisadas as seguintes vertentes de saneamento: Água potável, Esgotamento sanitário, Resíduos sólidos e Drenagem. Averiguando diversos aspectos em cada uma das vertentes e gerando pontuações positivas ou negativas, de 0 a 5. Sendo a pontuação máxima possível de 15 pontos no nível excelente.

Visto que para chegar a tais conclusões é necessário o apoio e engajamento das comunidades locais, muitos bairros não tiveram todos os dados apurados. Sendo assim, quanto menos dados apurados, menor o nível de qualidade e fidelidade à realidade do local.
Conforme os moradores forem contribuindo, enviando dados e informações, o ranking ficará mais fiel à realidade da comunidade.

Entenda o Ranking

O ranking de nível de qualidade do saneamento está em constante desenvolvimento e evolução, sendo a seguir apresentada a primeira versão.
Contamos com o apoio dos municípios e munícipes para a evolução dos dados e também para a melhoria da qualidade de saneamento, sendo este ranking um “elemento vivo” em constante evolução e -desejável- constante melhoria do saneamento.

Ao lado de cada bairro está pintado o nível de qualidade de saneamento, variando as cores de vermelho a verde (péssimo a excelente). Logo abaixo, encontra-se uma barra de cor cinza, que refere-se à porcentagem de dados coletados no bairro. Como supracitado, a veracidade do nível de saneamento está diretamente relacionada a porcentagem de dados aferidos na comunidade em questão. Sendo assim, quanto maior a porcentagem de dados (barra cinza), o nível de saneamento é mais fiel a realidade.

 

Exemplos:

Os bairros do Monte Cabrão em Santos e do Cachoeira 2, em São Vicente, são os dois bairros com maior porcentagem de apuração, com mais de 70% dos dados apurados. Porém, apresentando realidades bem distintas, possuindo os níveis regular e péssimo, respectivamente.

 

Não encontrou seu bairro?

O estudo relata os dados dos bairros isolados, das zonas rurais, pesqueiras e praieiras, não atendidos pelos serviços de saneamento básico do município ou companhia de saneamento, de todos os 9 municípios da baixada santista.

Se seu bairro não foi apresentado na tabela acima, significa que ainda não foram fornecidos dados ao instituto referentes a comunidade. Mas você pode clicar aqui e enviar informações sobre seu bairro, que serão computadas e inseridas neste ranking.

 

Não está de acordo com a pontuação do seu bairro?

Você também pode nos enviar informações complementares, incluir fotos e videos (se desejar) e a pontuação será atualizada. Basta clicar aqui.