MARAMAR lança plataforma em parceria com Trata Brasil e ANAMMA

O Instituto MARAMAR, em parceria com o Instituto Trata Brasil e a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), lançaram no dia 5 de Maio de 2022 a plataforma cidadã (“citizen lab“).

Trata-se de uma inovação tecnológica vinda da Europa, utilizada por municípios de mais de 10 países e recém chegada ao Brasil. A plataforma permite a comunicação direta dos governos e autoridades com a comunidade, causando o engajamento da comunidade com as questões do município, projetos, causas sociais, ambientais etc. O cidadão pode interagir por meio da plataforma reagindo, votando, comentando e até enviando ideias.

Essa parceria inédita entre os institutos traz de forma pioneira ao Brasil o uso dessa plataforma para uso não-governamental, com foco em participação cidadã para diagnóstico de saneamento.

Imagem de um trecho da plataforma

Plataforma CitizenLab

A iniciativa é voltada aos municípios da Baixada Santista e vêm buscando o apoio das administrações municipais. Já sendo possível contar com a parceria com os municípios de Santos, Guarujá e Mongaguá.
Os municípios irão agir fazendo a divulgação, contato e engajamentos dos munícipes, colocando-os em contato com os institutos e com a plataforma.

Imagem da publicação no site da Prefeitura Municipal de Santos

Release no site municipal de Santos

 

O lançamento do projeto e parceria municipal também foram noticiados pelos jornais locais Jornal da Orla e Boqueirão News, além do Jornal Estadão de importância estadual e nacional.

Através da plataforma CitizenLab os institutos farão questionários e contatos com as comunidades isoladas dos municípios para fazer um diagnóstico de saneamento no locais, focando em resoluções para os problemas com soluções de saneamento de base natural.