Episódio 4 – Sonoras da Pesca

Sonoras da Pesca – Justiça Fiscal Pesqueira chega ao último episódio

O 4º e último episódio da série “Sonoras da Pesca – Justiça Fiscal Pesqueira” – podcasts que abordam de forma didática o tema da isenção do ICMS sobre a venda do pescado comercializado pela pesca artesanal do Estado de São Paulo – já está no ar.

Neste 4º programa, pescadores artesanais de norte a sul do estado de São Paulo nos contam sobre as dificuldades que encontram na atividade da pesca em suas localidades e sobre como a isenção os ajudaria no trabalho cotidiano. O episódio é finalizado com uma análise do oceanógrafo Fabrício Gandini sobre a importância da equiparação fiscal da pesca artesanal aos benefícios hoje concedidos à agricultura familiar.

Colaboraram neste episódio os pescadores  Benedita Costa (Ditinha), da Ilha de Buzios, Eliana, da cidade de Peruíbe, e Antonio Fernandes (Toninho), da comunidade de Toc-Toc Grande, no município de São Sebastião.

Sonoras da Pesca

A série de podcasts foi criada com o objetivo de ser uma ferramenta de autoformação aos pescadores paulistas sobre o tema da Justiça Fiscal Pesqueira e como  forma de colaborar até mesmo para que todo o território nacional entenda o problema a partir de São Paulo. O formato áudio foi pensado por ser de fácil acesso e assimilação pelos profissionais da pesca. Os áudios dos quatro episódios da série estão hospedados nas plataformas online do Maramar e também são distribuídos, via whatsapp, aos diversos grupos de pescadores do litoral paulista.

Para ouvir os episódios anteriores da série, clique nos links abaixo:

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Gostou? Compartilhe