Indicadores de Saneamento Rural

Nossos Indicadores de Saneamento

Os Indicadores de Saneamento Rural  foram criados com o objetivo de alertar aspectos urgentes e essenciais para os bairros mais afastados de todos os municípios da baixada santista.

Distribuição de Água

A1 - Captação de água por poço

O mapeamento dos pontos de captação de água através de poços é fundamental para conhecer se a região possui muitos pontos de captação de águas subterrâneas. Avaliem se seu bairro foi corretamente mapeado e faça contato conosco atualizando as informações. Lembrem-se que essa Plataforma de Saneamento Rural é para que os bairros e comunidades mais afastadas das cidades possa atingir 100% de atendimentos dos serviços de saneamento sua participação é essencial. Contribua e participe !

A2 - Captação de água por nascente

As áreas com captação de água diretamente de nascentes são mapeadas e correspondem às áreas associadas às zonas de recarga de água. Avalie se as nascentes do seu bairro estão corretamente mapeadas e ajude a descrever a localização de todas.

A3 – Ocorrência de captação de água por fio d’água

Nos Locais onde a água é coletada de cachoeiras ou riachos, a gente fala que a captação é feita por fio dágua, ou seja, no meio de um curso d’água. Essa é a forma mais comum de captação de água, pois geralmente os bairros deixam a nascente bem preservada e pegam água logo abaixo. Explique pra gente como são as coisas por aí.

A4 – Ocorrência de caixa d’água coletiva

As caixas d´agua coletivas são caixas com grande capacidade, que recebem uma boa quantidade de água, acima de 3 mil litros, e que normalmente abastece todo o bairro. Locais com menos pontos de captação geralmente fazem uso de caixas coletivas, além de mais barato fica mais organizado, já que tem menos pontos para dar problemas de manutenção. Avalie se nos mapas estão todas as caixas coletivas do seu bairro e não deixe de nos informar onde você acha que poderiam ter outras.

A5 – Ocorrência de pontos de tratamento de água por filtração

Agora a gente vai falar dos pontos de tratamento de água por filtração, que é onde água é filtrada em locais específicos ou em caixa d’água coletiva. Lugares com peneiras, filtros de areia ou caixas de decantação pode funcionar muito bem como filtros. Você conhece locais com esses tipos de filtro no seu bairro? Escreva ou mande um zap pra gente contando!

A6 – Ocorrência de pontos de tratamento por cloração

Os pontos de tratamento por cloração São locais onde se faz tratamento da água com uma pequena dose de cloro. Eu sei que muita gente do bairro torce o nariz só de pensar nisso, mas é uma exigência dos órgãos de saúde da Vigilância da Água, e para que o sistema seja reconhecido oficialmente é importante uma mínima dosagem de cloro. Infelizmente, na grande maioria dos bairros rurais da baixada santista, ninguém realiza essa dosagem, mas vocês vão entender que é importante. Fala pra gente, alguém aí entre vocês usa cloro para deixar a água potável ?

A7 – Utilização de sistema de gestão local

Aqui a gente vai falar da utilização de sistema de distribuição coletiva, que são áreas do bairro em que a população é abastecida pelas tubulações ou mangueiras apropriadas. Essas tubulações são de responsabilidade do bairro, comunitárias, sem qualquer apoio da administração pública e a manutenção é feita pela comunidade. A gente sabe que na maioria das vezes cada um tem a sua mangueira, mas não deixe de nos explicar se vocês já conseguiram organizar algum sistema mais coletivo com mangueiras em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) que suportam pressão e com conexões adequadas que não se rompem.

Tratamento de Esgoto

E1 – Ocorrência de lançamento direto em rio e/ou mar

Ocorrência de lançamento direto em rio e/ou mar São locais onde escoa o esgoto diretamente em valas e riachos, ou em rios ou até mesmo no mar ou nos estuários. É Importante a gente conhecer esses pontos, pois são áreas que devem ser cuidadas. E para resolver isso, só indo achar o problema, não é mesmo ?

E2 – Ocorrência de sistema alternativo de esgoto

Sistema alternativo de esgoto que são locais nos fundos dos quintais, ou áreas coletivas, em que alguém ou um grupo de pessoas criou um sistema de tratamento do esgoto gerado por lá. Geralmente esse sistema divide a água de banho da água de banheiro, e construções ecológicas de baixo custo são usadas, que funcionam como um sistema de tratamento de esgoto da cidade !! Quero dizer, quando a cidade trata o esgoto daquele monte de gente que vive em prédios Então conta pra gente, quem de vocês já conseguiu fazer algo bacana de tratamento? A gente quer saber, porque esse esse é o caminho..

Coleta de Resíduos

R1 – Ocorrência de coleta de lixo

O mapa que montamos do seu bairro mostra os locais por onde o caminhão deve passar. Quais ruas são atendidas pelo serviço de coleta da Prefeitura ? O caminhão passa por todas as ruas? Quantos dias por semanas ? existe alguma área em que ele não vai ?

R2 – Ocorrência de coleta de lixo por caçamba

Aqui localizamos onde estão as caçambas de lixo no seu bairro. Quando estivemos por aí, buscamos saber onde elas estavam e se são suficientes. Explica pra gente se tem algo a ,melhorar.

Drenagem

D1 – Ocorrência de ruas com alagamento

Aqui é fácil. Se a rua alaga é que tem problema de alagamento. Simples assim. Mas é importante que vocês veja se nos mapas que desenhamos estão todas as ruas que alagam. Olhe lá com calma. Mostre pro seu vizinho. Convide mais pessoas pra olhar junto. Mais importante que saber onde alaga é saber como podemos resolver o problema, não é mesmo ?

D2 – Implementação de sistemas de drenagem pela gestão pública

No mapa são indicados os locais em que há uma estrutura que foi feita pelo setor público, normalmente pela prefeitura, para escoar as águas. A manutenção desta estrutura é de total responsabilidade do serviço público. É importante que seja traçado o caminho que a drenagem percorre e se está sendo suficiente. Muitas vezes a tubulação é pequena e demora horas ou dias até a água ser totalmente drenada. Isso acontece aí com vocês ?

D3 – Ocorrência de sistemas naturais de drenagem

Sistemas naturais de drenagem são locais em que não há construções que recebam a água da chuva, e ela acaba sendo drenada naturalmente, nas laterais dos caminhos, para rios e riachos. É assim no seu bairro? Esse sistemas de drenagem pluvial é suficiente ou precisa de melhorias ?

Saiba mais sobre a situação de sua cidade

Saiba mais