O terceiro episódio do “Sonoras da Pesca- Justiça Fiscal Pesqueira” já está no ar. Neste terceiro programa, você vai ouvir, na voz de pescadores e trabalhadores ligados à pesca artesanal, um pouco mais da realidade do setor. Altos custos de manutenção, alta carga tributária e dificuldades de regularização e negociação com compradores são algumas das situações vividas cotidianamente por pescadores e pescadora artesanais de São Paulo.

O Sonoras da Pesca é uma iniciativa do Instituto Maramar para Gestão Responsável dos Ambientes Costeiros e Marinhos.

Colaboraram neste episódio os pescadores Carlos Martins Siqueira, da cidade de Peruíbe, e Wagner Klinke, de Cananéia, e também Maria Helena dos Santos Souza, que trabalha na colônia de Pescadores Z8, e Dimas Noronha, professor e contabilista, ambos de Caraguatatuba.

Sonoras da Pesca

Sonoras da Pesca é uma série de podcasts que abordam de forma didática o tema da isenção do ICMS sobre o pescado comercializado pela pesca artesanal de São Paulo. A série foi criada com o objetivo de ser uma ferramenta de autoformação aos pescadores paulistas sobre o tema da Justiça Fiscal Pesqueira e como  forma de colaborar até mesmo para que todo o território nacional entenda o problema a partir de São Paulo. O formato áudio foi pensado por ser de fácil acesso e assimilação pelos profissionais da pesca. Serão quatro episódios, que vão ao ar até o final desta semana. Os áudios estarão hospedados nas plataformas online do Maramar e também serão distribuídos, via whatsapp, aos diversos grupos de pescadores do litoral paulista.

Para ouvir o primeiro episódio da série, clique aqui. O segundo episódio está disponível aqui.

Gostou? Compartilhe