Como assim a Pesca protege a Natureza ?

 

Muitos nos indagam , de que forma ?

A pesca não é uma atividade que retira os organismos da água e como esse fato por ajudar a conservar  a natureza ?

 

De forma resumida podemos explicar ao leitor que a idéia de que a Pesca poder Proteger a Natureza não vem da nossa cabeça, nem somente da nossa instituição.  O conceito vem do fato de que os usuários do mar (ex: pescadores) tem tanto ou mais interesse em manter os mares ricos em peixes de modo a poderem tirar mais no outro dia. A esse exercício , em que de forma conjunta, os pescadores e demais usuários das águas buscam compor acordos e entendimento de formas de pescar buscando manter os estoques, mesmo que explorando parte dele é o que chamamos de manejo muitas vezes reunidos em Acordos de Pesca.  Não resta dúvidas que os que mais dependem e mais convivem no espaço aquático necessitam ser parte do processo de tomada de decisão e co-responsáveis pelas medidas de manejo. Sendo assim a Pesca não só pode como deve proteger a natureza a fim de garantir sua própria atividade.

 

O exercício de manejo participativo e conjunto não é matéria simples, e via de regra no Brasil as políticas públicas pro setor não tem trabalho nesse sentido. Mas dentro desse trabalho que estamos realizando, as possibilidade desses mecanismos serem implementados estão cada dia mais próximo.

 

 

 

O pescador artesanal de camarão sete-barbas, Neca, sentiu na pele os impactos do incêndio no estoque de peixes dos rios do estuário santista. Após o desastre, ficou quatro meses sem poder exercer sua atividade, o que, na prática, implicou em redução da renda mensal para ele e a família. Em 40 anos de atividade, ele nunca tinha visto nada igual. O Acordo de Pesca prevê a participação de pescadores como Neca em atividades que podem trazer alguma compensação aos danos ambientais. Essa compensação ambiental ofertada pelos pescadores mediante incentivo econômico contemplado no Acordo de Pesca é uma das maneiras de diminuir a pressão de pesca e recuperar paulatinamente os serviços ambientais. É o conhecimento da pesca usado para gestão dos recursos pesqueiros.

 

Gostou? Compartilhe

Inscreva-se em nossa Lista!

Inscreva-se em nossa Lista!

Participe de nossa lista e receba nosso boletim por email.

Por favor cheque seu email e confirme a inscrição.