A valorização da cultura japonesa deu o tom do 13º encontro do MarCafé, em Santos. O evento, produzido pelo Instituto Maramar, contou com uma programação diversificada que mostrou ao público um pouco sobre o dashicô, um prato japonês feito de sardinha seca e defumada.

Em um clima de descontração, as mais de 40 pessoas presentes no salão do Clube Estrela de Ouro, foram apresentadas à mostra “No Tempo do Dashicô” pela responsável do projeto, Amanda Hadama .As histórias sobre a produção da exposição de fotos e do documentário, que compõem  a mostra, também permearam em vivências. Amanda compartilhou com o público relatos da sua família e dos personagens envolvidos nesse projeto.

Ambientados com o tema, todos curtiram o documentário, que leva o nome da mostra, e expõe o processo trabalhoso e artesanal da preparação do dashicô. O assunto gerou ainda uma nova conversa, com a mesa redonda composta por Jorge Machado , pescador e atual presidente do Sindicato dos Pescadores e Trabalhadores Assemelhados do Estado de São Paulo  e  Altamiro Domingos dos Santos, proeiro de traineira de sardinha e mestre de pesca.

A nova conversa trouxe a discussão sobre a história, a origem e o manejo da pesca da sardinha, peixe base para a preparação do dashicô. Mediador da conversa, o oceanógrafo do Maramar, Fabrício Gandini, aponta esses três pontos discutidos como bases do Comida Di Praia (veja mais aqui na Cafeteria).

A mistura que compõe o Marcafé ficou completa com a degustação dos pratos preparados com o dashicô. O menu contou com missoshiro e somen e ao fundo, dando todo embalo a esse momento, uma boa música brasileira comandada por Henrique Simões na clarineta  e Paulo Ramos no violão sete cordas. Um primor !

Ah nossos profundos agradecimentos à Michely e Marcio Okomura do Clube de Estrela de Ouro, apoiadores, patrocinadores e colaboradores do staff do Maramar., sem vocês nada teria acontecido.

Confira um pouco do que rolou nessa noite:

 

Gostou? Compartilhe

Inscreva-se em nossa Lista!

Inscreva-se em nossa Lista!

Participe de nossa lista e receba nosso boletim por email.

Por favor cheque seu email e confirme a inscrição.