Há quem enxergue beleza arquitetônica e modernidade no projeto da Prefeitura de Santos do empreendimento que pretende transformar a Ponta da Praia, mais precisamente a região do Mercado de Peixe, mas ele ignora totalmente a história pesqueira do município e a busca por maiores e melhores condições de trabalho para pescadores no Terminal Público Pesqueiro – TPP.

De acordo com o projeto, criado de gabinete, toda aquela região será destinada para a construção de Centro de Convenções e um novo Mercado do Peixe, apertado do outro lado da rua (medida que já é alvo de críticas dos próprios permissionários). Contudo, ao tomarmos conhecimento pela mídia regional, não vimos uma linha sequer nas matérias falando sobre a reestruturação do TPP ou a necessidade de proporcionar uma infraestrutura melhor para a pesca na cidade, que já foi maior entreposto pesqueiro do País!

O atual TPP, completamente sucateado não fornece condições para desembarque da pesca artesanal, responsável pela maior quantidade e maior diversidade de pescados na região. São esses produtos frescos que o comércio e o mercado precisa, sem adequar a base da cadeia, não é qualquer perfumaria ou um mercado bonito que trará qualidade e bom preço ao pescado. Atualmente, com essa estrutura precarizada, a grande maioria do pescado que consumimos vem de outras regiões do Estado e do País, o que não garante o mesmo frescor do alimento

Desde 2017 que o Maramar luta para que o TPP seja revitalizado e se transforme novamente em referência no setor, com novas unidades de beneficiamento do pescado, uma fábrica de gelo, local apropriado para atracação de barcos e demais estruturas para para todos que atuam no setor pesqueiro. Isso, além de gerar empregos, melhoraria significantemente a qualidade do pescado comercializado e consumido na nossa região.
.
Por isso, é fundamental que a Prefeitura de Santos discuta melhor o projeto e que o transforme em algo que traga um benefício real para a economia e a estrutura pesqueira de Santos. Ao levar tudo isso em conta, o Poder Público estará fazendo o seu real papel que é garantir a geração de emprego, renda e a qualidade do pescado comercializado e consumido na Baixada Santista.

Você pode conhecer mais sobre nossa campanha em defesa do TPP aqui: http://www.maramar.org.brminhacidadetempesca/

#MinhaCidadeTemPesca #pesca #pescado #Santos #peixe#PontadaPraia #TPP #Maramar

Gostou? Compartilhe